Ouça agora

Ouça agora

Sicredi promove consulta pública para apresentar Projeto Metano Evitado em Serranópolis

Postado em 15/11/2023 por

Compartilhe Agora!

A Cooperativa Sicredi Vanguarda realizou ontem, 14 de novembro, uma consulta pública na Agência Sicredi de Serranópolis do Iguaçu, com o intuito de apresentar à comunidade serranopolitana o Projeto Metano Evitado, que está sendo implantado pela cooperativa. O evento contou com a participação de produtores locais, membros da comunidade, representantes da Sicredi, e de autoridades municipais como o prefeito municipal Ivo Roberti e o vice-prefeito Gilberto Marsaro.

Marlon Eduardo Vieira Landvoigt, gerente da agência de Serranópolis do Iguaçu, ressaltou a importância do projeto para os produtores do município. “O objetivo principal é conscientizar sobre a necessidade de reduzir a emissão do gás metano, um dos principais contribuintes para o efeito estufa, nas propriedades rurais da nossa região” explica.

O Projeto Metano Evitado será implementado inicialmente como um piloto na propriedade do produtor Vilson Spohr e de seu filho Denis Spohr, na Linha Boa Vista.

André Assis, gerente de sustentabilidade da Central Sicredi PR/SP/RJ, explicou que a metodologia usada no projeto consiste na instalação de aeradores propulsores nas lagoas de dejetos. “Os aeradores injetam oxigênio com alguns microorganismos nas lagoas de dejetos, o que faz com que o gás metano se quebre” conta.

Assis explica também que diversos benefícios já foram comprovados pelos participantes do projeto piloto. “A redução do odor, a diminuição da proliferação de larvas e moscas, a diminuição da mortalidade de animais, que resulta em economia para os produtores, e além disso, os dejetos tratados tornam-se mais ricos e isentos de patógenos, contribuindo para a qualidade do solo e da produção nas lavouras” ressalta.

Uma das grandes vantagens destacadas durante a apresentação é a possibilidade de os produtores gerarem créditos de carbono. A previsão é de que, após uma auditoria a ser realizada em breve, o Projeto Metano Evitado seja validade pela ONU para o ingresso no mercado de crédito de carbono até março de 2024.

A Sicredi reafirma seu compromisso com iniciativas sustentáveis e a participação ativa da comunidade, destacando a importância do engajamento local para o sucesso de projetos voltados para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. O Projeto Metano Evitado é mais um passo significativo nessa direção, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável em Serranópolis do Iguaçu.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

14 − 2 =