Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade Leia Mais e, ao continuar
navegando, você concorda com estas condições.
Postado em 09/11/2023 por Redação Guia Serranópolis
Na manhã de hoje (09), Serranópolis do Iguaçu testemunhou o retorno das chuvas, trazendo consigo uma onda de apreensão nas famílias que ainda se recuperam dos impactos dos alagamentos e transbordamentos de rios ocorridos na última sexta-feira, 03 de novembro.
Cezar Augusto Brandão de Freitas, um dos moradores afetados, compartilhou seu relato sobre os eventos da última semana quando o Rio Represo transbordou e atingiu toda a propriedade de seus pais na Linha Esquina Represo no interior do município. Em uma situação de angústia, ele conta que sua mãe entrou em contato, descrevendo a situação desesperadora que enfrentavam. Com a ajuda da comunidade, cerca de 20 pessoas se uniram para salvar os animais de sua propriedade, incluindo porcos, e também para retirar os móveis da casa, visando evitar prejuízos maiores.
Cézar relata que o retorno das chuvas hoje deixou sua família em alerta máximo, reacendendo as memórias dos acontecimentos. “A cada previsão de chuva, a apreensão cresce, a gente lembra de tudo o que passamos, meu pai já tomou algumas providências para que não volte a acontecer, é um fato atípico, mas depois do que houve a preocupação não tem como não existir” conta.
A Defesa Civil orienta que a população não transite sobre os locais alagados, informa também que os riscos de inundações e transbordamentos de rios são comuns em casos de grandes proporções de chuvas em um curto período de tempo e pede que todos estejam atentos às atualizações climáticas e tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança.
Em caso de emergências entre em contato com a Defesa Civil de Serranópolis do Iguaçu pelo telefone (45) 9 9128-4716.