Ouça agora na Rádio

N Notícia

FBI acusa 'agentes-cientistas' chineses de abalarem liderança dos EUA no mundo

FOTO: © AFP 2018/ STR / AFP

FBI acusa 'agentes-cientistas' chineses de abalarem liderança dos EUA no mundo

China está exercendo todos os esforços para abalar as posições-chaves dos EUA na arena mundial, inclusive através do uso de seus avanços tecnológicos, avisa o diretor norte-americano do FBI, Christopher Wray.

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

"Detectamos o uso de coletores de informações não tradicionais — professores, cientistas e estudantes — em meios acadêmicos em todo o país. Isso não acontece apenas em grandes cidades, mas também em pequenas povoações. Praticamente em todo campo científico", declarou o chefe do FBI citado pelo jornal The Washington Examiner.

Segundo indica Wray, os "agentes-cientistas" chineses aproveitam o caráter aberto e "ingênuo" da comunidade científica para recolher dados necessários.

"Isso ameaça não somente o Estado norte-americano, mas toda a comunidade [internacional] que não deve continuar indiferente à situação".

Anteriormente, o senador norte-americano Marco Rubio também afirmou que a China representa uma ameaça sem precedentes para os EUA.

"Estou seguro que durante 240 anos de história que possui nosso país, não encontramos concorrente e adversário potencial dessa magnitude e poder".

Em 19 de janeiro, o Pentágono publicou a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA. Entre outros assuntos, o documento classifica a Rússia e China como ameaças de segurança para os EUA, expondo uma concorrência estratégica de longo prazo com Pequim e Moscou.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia