Second slide
Radio Aparecida FM 105,9 ligue 3236 1018 / 991157718
public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Chuvas em grande parte do país marcam primeiro fim de semana de maio

Em algumas regiões, com a grande amplitude térmica, mais uma vez a umidade relativa do ar cai abaixo do ideal no interior dos estados

Sábado, 1 º

Sul 

O sol predomina na maior parte da região Sul. Como o sistema de alta pressão já está bem afastado no oceano, as temperaturas ficam mais elevadas que nos dias anteriores, especialmente na parte da tarde. Pela manhã, apesar do frio, a chance para recordes é baixa. Em

Pode chover fraco, por causa dos ventos úmidos do mar, no leste de Santa Catarina e do Paraná. No fim do dia as nuvens aumentam no noroeste paranaense e também pode chover, de maneira muito isolada e com baixos acumulados.

Sudeste

Grande parte do Sudeste tem mais um dia de tempo firme e com temperaturas elevadas no período da tarde, especialmente no interior de São Paulo e de Minas Gerais. A chuva fraca e isolada pode ocorrer no extremo oeste paulista, Triângulo Mineiro, Espírito Santo, norte fluminense e sul de São Paulo.

Nestas áreas as nuvens aumentam especialmente no período da tarde e a chuva que ocorrer não traz grandes acumulados. O friozinho do amanhecer perde força a partir de sábado.

Centro-Oeste

As instabilidades seguem bem espalhadas pelo Centro-Oeste. A chance de chuva é maior no norte de Mato Grosso e de Goiás. No entanto, todas as outras áreas destes dois estados, mais a metade leste de Mato Grosso do Sul podem receber pancadas isoladas e com acumulados baixos. Mais uma vez as temperaturas sobem no período da tarde, especialmente no interior de Mato Grosso do Sul e metade sul de Mato Grosso, onde a umidade do ar pode ficar baixa.

Nordeste

Todo o interior do Nordeste segue com tempo firme e pouca chance de chuva, especialmente no centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Todas as outras áreas da região seguem com tempo instável, ou seja, sol alternado por pancadas de chuva que podem ser de até moderada intensidade. Os maiores acumulados ocorrem em Sergipe, Alagoas e no norte do Maranhão.

Norte 

O tempo firme continua em Rondônia e no Acre, mas as temperaturas já ficam mais elevadas que nos dias anteriores. Os outros estados da região têm um sábado de sol, alternado por pancadas de chuva a qualquer momento. A maior quantidade de água ocorre entre o oeste do Amazonas e o norte do Pará.

Domingo, 2 

Sul

A chance de chuva é maior na metade oeste do Paraná e de Santa Catarina. No entanto, essa chuva não trará grandes acumulados e ocorrerá de maneira muito isolada. As demais regiões tem um dia de sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Tempo seco e umidade baixa no oeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste

No domingo as temperaturas já ficam um pouco mais elevadas pelo Sudeste, tanto no amanhecer quanto no período da tarde. Grande parte da região segue com tempo firme e umidade baixa. A chuva fraca e isolada, se ocorrer, atinge apenas o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e também no extremo oeste de São Paulo.

Na virada do mês tem chuva prevista para a região Sul do Brasil, mas é pouco provável que a frente fria alcance o Sudeste, devido a formação de um bloqueio atmosférico.

Centro-Oeste

Início de maio o tempo firme prevalece no centro e sul da região, com frio predominante ao amanhecer e anoitecer e tardes quentes, representando uma típica condição de outono, quando a amplitude térmica diária é elevada. A umidade relativa do ar diminui entre Goiás e Mato Grosso do Sul, favorável ao aumento de queimadas.

Nordeste

O tempo instável continua na maior parte do Nordeste, mas especialmente em áreas costeiras. Em Sergipe e Alagoas os volumes diminuem, mas no norte do Maranhão ainda há chance para acumulados significativos. Tempo firme no oeste da Bahia e de Pernambuco, sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão.

Norte

Próximos dias com chuvas concentradas mais ao norte da região, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Logo, no Amazonas e Roraima chove de forma mais volumosa e expressiva, ainda atingindo ambas as capitais. A partir de domingo volta a chover no Acre e em Rondônia, ainda de maneira isolada.

Fonte: canal rural

  • message
    Postado por
    Guia Serranópolis
  • today
    Data
    30/04/2021
  • folder
    Categoria
    Agronomia
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

Deixe uma resposta

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados

Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug