Líder isolado do Brasileirão, o Inter conta as rodadas e tenta manter o embalo das oito vitórias consecutivas para enfim soltar o grito de “é campeão” da competição. Mas além da conquista do tetra após mais de 40 anos, a equipe de Abel Braga está muito perto de alcançar outra marca de peso: a melhor campanha na era dos pontos corridos.
E falta pouco. O Colorado é líder da competição com 62 pontos a seis rodadas do fim. Está a apenas sete de igualar aqueles que foram seus três melhores desempenhos em termos de pontuação desde 2006: 69 pontos.
Abel, aliás, conhece muito bem este recorde. O treinador era quem comandava a equipe em duas dessas oportunidades, em 2006 e 2014.
Depois, em 2018, o Colorado fez esta mesma pontuação com Odair Hellmann, no ano do retorno à Série A após o traumático rebaixamento em 2016.
Em 2006, o Inter ficou com o vice. Nas outras duas oportunidades, a equipe fechou o campeonato em terceiro, com vaga direta na Libertadores.
O recorde, de fato, parece bem ao alcance das mãos coloradas em 2020. Precisa de apenas sete pontos em 18 a disputar para igualar a marca – 38,8% de aproveitamento, quase a metade do atual rendimento do líder do campeonato.
A campanha na liderança do Brasileirão até a 32ª rodada é de 64,6% de aproveitamento e já entra no top-5 colorado na era dos pontos corridos (veja abaixo). Se mantiver o rendimento atual, o Colorado “atropelará” o recorde e encerrará o campeonato com 74 pontos.
As melhores campanhas do Inter nos pontos corridos
*Ainda em andamento
Titulares correm no gramado do CT do Parque Gigante — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Inter
Alcançar o recorde também pode ser suficiente para a equipe ficar com o título. A projeção para o São Paulo, atual vice-líder, é de 69 pontos até o fim do Brasileirão, a julgar pelo aproveitamento atual. O exato número da melhor campanha colorada.
Com o recorde do Inter próximo, Abel Braga ainda está distante do que foi o seu recorde pessoal em um Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes.
Em 2012, o Fluminense foi campeão brasileiro sob o comando do hoje técnico colorado com 77 pontos. Para alcançar esta marca, o Inter precisa de 15 pontos até o fim do campeonato: 83,3% de aproveitamento.
O Inter tenta ficar mais perto do recorde – e do título – neste domingo, às 18h15, quando enfrenta o Bragantino no Beira-Rio, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Colorado é líder isolado com 62 pontos.
Deixe uma resposta