foto-logo-radio Radio Aparecida FM 105,9 ligue 3236 1018 / 991157718

Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Bolsonaro estuda zerar impostos federais para reduzir preço do diesel

Postado em 28/01/2021 por

Compartilhe Agora!

“Os impostos federais, eu sempre disse, eu estou pronto para zerar”, diz Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, nesta quarta-feira (27), que está disposto a zerar os impostos federais para reduzir o preço do diesel. 

O chefe do Executivo destacou que gostaria que a medida viesse acompanhada de redução nas alíquotas de ICMS pelos governos estaduais. 

Em entrevista à imprensa após audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Bolsonaro afirmou que o monopólio em parte da cadeia de distribuição do combustível também é responsável pelo atual patamar de preços.  

Bolsonaro justificou: 

“Para cada centavo do preço do diesel que queremos reduzir, no caso do PIS/Cofins, equivale buscarmos de algum outro local R$ 800 milhões.” 

O chefe do Executivo acrescentou que considera “razoável” o preço do diesel nas refinarias.  

O problema, de acordo com Bolsonaro, é que até chegar nas bombas incide a alíquota de ICMS, a margem de lucro de empresários e das transportadoras: 

“Tem muito monopólio no meio disso, estamos buscando alternativas, mas não é fácil. Estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste. Os impostos federais, eu sempre disse, eu estou pronto para zerar, a gente vai para o sacrifício, mas gostaria que o ICMS acompanhasse. Eu não interfiro na Petrobras, deixar bem claro. Petrobras continua com a sua política de preços. Agora, nós temos atualmente [que reduzir] 0,33 centavos o litro.” 

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.